Prefeitura de Acajutiba

Nos dias 24 e 25 de outubro de 2017, a Prefeitura de Acajutiba, através da Secretaria Municipal de Saúde está realizando uma ação de conscientização para a população, voltado ao “Outubro Rosa”.
O outubro rosa é um movimento que ocorre mundialmente durante todo mês de outubro com ações que ajudam a conscientizar as mulheres acerca da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero e também a desmistificação das doenças.
Para mobilizar a população, as unidades de saúde do município, entre os dias 24 e 25 estarão realizando ações com o tema, com palestras, realização do autoexame de mamas e realização de preventivo. Vá até a sua unidade e participe.
Confira abaixo um pouco acerca das duas doenças:
1. O câncer do colo de útero, também chamado de cervical, é causado pela infecção persistentes por alguns tipos chamados oncogênicos do Papilomavírus Humano –  HPV. A infecção genital por este vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, podem ocorrer alterações celulares que poderão evoluir para o câncer. Estas alterações das células são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso é importante a  realização periódica deste exame.
2. O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos. É importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias.
“Nós apoiamos essa causa” 🌸🎀