Nesta terça-feira , 02 de Abril , no Auditório Astério Maciel de Freitas, foi realizada a V Conferência Municipal de Saúde de Acajutiba .
As Conferências de Saúde são espaços democráticos de construção da política de Saúde. O Capítulo II, Seção II, Art. 196 da Constituição Federal, estabelece como um dos princípios fundamentais do SUS a participação da comunidade. Mais que um instrumento legal de participação popular, a Conferência significa o compromisso do gestor público com as mudanças no sistema de saúde e tem por objetivo: avaliar e propor diretrizes da política para o setor saúde; discutir temas específicos para propor novas diretrizes da política de saúde.
Se fizeram presentes no evento o Prefeito Alex Freitas , Vereadores , a Secretária de Saúde, Ive Victório,e demais secretários , o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Raimundo Bispo, e demais conselheiros de Saúde, funcionários da Secretaria de Saúde , representantes das escolas municipais e privadas , estudantes da área de saúde e populares em Geral . A Conferência teve como tema : Democracia e Saúde . Iniciando às 08h40min , com formação da mesa e seguindo o protocolo com pronunciamentos das autoridades e abertura oficial da Conferência. Após grupo Saúde em Movimento ( projeto do NASF ) fez uma apresentação falando sobre direitos e igualdade social , em seguida foi lido o regimento e aprovado por unanimidade.
O palestrante Rafael Damasceno, fez uma explanação sobre o tema e os eixos de discussão:
I – Saúde como direito;
II – Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde – SUS;
III – Financiamento adequado e suficiente para o SUS.
Após os debates , houve a escolha das propostas que serão levadas para etapa Estadual, eleição dos delegados municipais, a Secretária de Saúde fez os agradecimentos a todos e o presidente do Conselho Municipal de Saúde encerrou a Conferência, desejando que os objetivos ali expostos sejam realmente alcançados .

Prefeitura de Acajutiba – Governando com o povo!