A Prefeitura Municipal de Acajutiba, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), mandioca e fruticultura, implantou um campo experimental de mandioca, com 8 variedades: BRS Kiriris, BRS Mulatinha, BRS Poti Branca, BRS Verdinha, BRS Caipira, BRS Gema de Ovo, Eucalipto, Recife, com objetivo de avaliar, no contexto edafoclimático local, dentre essas variedades, qual terá maior potencial produtivo, resistência ao estresse hídrico e tolerância a pragas e doenças. Segundo o Sec. de Agricultura e Meio Ambiente, Josetácio Negreiros: “A nossa intenção, após a conclusão desse experimento, é que as variedades que obtiverem melhor desempenho, serão multiplicadas em larga escala, através do projeto RENIVA, e distribuídas gratuitamente aos agricultores, renovando o banco genético da mandioca e aumentando a produção.Essa é uma das medidas que estamos adotando para estruturar a cadeia produtiva da mandioca.”