No dia 17 de Outubro a Secretaria de Agricultura recebeu a Visita Técnica dos Agricultores Familiares do Município à Embrapa Tabuleiros Costeiros-Itaporanga D’ Ajuda-SE. A programação da visita em sua primeira parte contou com palestras com pesquisadores, e/ou técnicos sobre temas relacionados ao sistema de produção de Coco.
(Plantio, tratos culturais e tratamentos fitossanitário).
Na segunda parte a programação da visita contou com apresentação das linhas de pesquisa da cultura do Coco onde puderam ver tudo o que foi explicado na palestra e visita às instalações da Embrapa, onde os agricultores aprenderam a fazer o Húmus que é o produto resultante da matéria orgânica decomposta, a partir do processo digestório das minhocas, formando uma compostagem natural, agregando ao solo os restos de animais e plantas mortas e também seus subprodutos, usado como adubo orgânico natural e com resultado maravilhoso para plantio em geral.
Pra finalizar conheceram a Fossa Séptica Biodigestora, um sistema barato e eficaz que além de evitar a contaminação do lençol freático, produz um adubo orgânico líquido que pode ser utilizado em hortas e pomares.
Essa visita foi uma parceria da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Agricultura e da CERCEAL.
Fica o nosso agradecimento a Embrapa que nos ofereceu essa oportunidade, a CEALNOR pela parceria e em especial aos Agricultores Familiares que se fizeram presente e que com certeza voltaram repletos de conhecimento e vontade de pôr em prática.